Turno: Vespertino
Relatório da Aula do Dia 02
de Maio de 2013 – Quinta-feira
A
aula começou com a abordagem dos conceitos sobre Estatística, Inferência, Probabilidade,
Amostra, pesquisada pelos alunos. Os quais teriam que responder as seguintes
perguntas:
- O
que é Estatística?
R- É
uma ferramenta que auxilia os pesquisadores no ato da coleta de dados,
apuração, análise, e por sua vez, a interpretação desses dados para tomada de
decisão.
Alguns
conceitos pesquisados pelos alunos sobre Estatística:
-
Ciência dos fatos sociais;
- É
uma parte da Matemática;
- É
um conjunto de métodos etc.
São
vários os conceitos sobre Estatística. Portanto, a Estatística é uma ferramenta
ou uma Ciência que tem como objetivo analisar dados que estão inseridos na
tabela ou no gráfico para melhor interpretação dos mesmos.
A
outra pergunta foi:
O
que Inferência?
R-
Ato ou efeito de inferir. Ter noção de como vive uma população a partir dos
dados que estão na tabela ou gráfico. Pretende inferir características de uma
população a partir dos dados observados em uma amostra de indivíduos, também,
conhecido como Estatística Amostral.
A
Outra pergunta foi:
O
que é uma Amostra?
R- Subconjunto da população,
selecionado por algum método de amostragem, sobre o qual se coletam os dados
para o estudo do fenômeno. Ou seja, Amostra é uma pequena parte da população
que é escolhida para podermos analisá-la, e assim, todo resultado obtido será
generalizado para toda a população restante.
Na
Estatística quanto maior a população menor será a amostra. E quanto menor for a
população maio será a amostra para o levantamento de dados.
Logo
em seguida foi discutido sobre a Estatística Moderna, que subdivide em duas
partes: A Estatística Moderna Descritiva e a Estatística Moderna Indutiva.
Fases do Método Estatístico
1º
Planejamento:
- A primeira fase da Estatística é: o quê fazer?
- A segunda fase é: O quê pesquisar?
- A terceira fase é: Para quê pesquisar? Por quê? Como? Onde? Com quê? Com quem?
2º
Coletar Dados:
3º
Crítica dos Questionários:
3.1
– Fazer a Triagem – É quando você vai selecionar os questionários que prestam
para, assim, fazer a contagem dos dados.
4º
Apuração dos Dados:
Manual
Eletrônica ou Mecânica
A
Apuração será contada através de máquinas sofisticadas.
5º
Representação Tabular.
7º
Considerações Finais.
Será
a partir dessas fases citadas acima que todos os alunos de Estatística
Educacional irão construir seus respectivos questionários.
Pedro Henrique Alves Pereira
Monitor de Estatística Educacional/ Graduando do 4º Período de Pedagogia - UFAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário