Páginas

domingo, 12 de maio de 2013


Turno: Vespertino

Relatório da Aula do Dia 02 de Maio de 2013 – Quinta-feira


A aula começou com a abordagem dos conceitos sobre Estatística, Inferência, Probabilidade, Amostra, pesquisada pelos alunos. Os quais teriam que responder as seguintes perguntas:
- O que é Estatística?
R- É uma ferramenta que auxilia os pesquisadores no ato da coleta de dados, apuração, análise, e por sua vez, a interpretação desses dados para tomada de decisão.
Alguns conceitos pesquisados pelos alunos sobre Estatística:
- Ciência dos fatos sociais;
- É uma parte da Matemática;
- É um conjunto de métodos etc.
São vários os conceitos sobre Estatística. Portanto, a Estatística é uma ferramenta ou uma Ciência que tem como objetivo analisar dados que estão inseridos na tabela ou no gráfico para melhor interpretação dos mesmos.
A outra pergunta foi:


O que Inferência?
R- Ato ou efeito de inferir. Ter noção de como vive uma população a partir dos dados que estão na tabela ou gráfico. Pretende inferir características de uma população a partir dos dados observados em uma amostra de indivíduos, também, conhecido como Estatística Amostral.
A Outra pergunta foi:
O que é uma Amostra?



R- Subconjunto da população, selecionado por algum método de amostragem, sobre o qual se coletam os dados para o estudo do fenômeno. Ou seja, Amostra é uma pequena parte da população que é escolhida para podermos analisá-la, e assim, todo resultado obtido será generalizado para toda a população restante. 




Na Estatística quanto maior a população menor será a amostra. E quanto menor for a população maio será a amostra para o levantamento de dados.
Logo em seguida foi discutido sobre a Estatística Moderna, que subdivide em duas partes: A Estatística Moderna Descritiva e a Estatística Moderna Indutiva.



Fases do Método Estatístico


1º Planejamento:


  • A primeira fase da Estatística é: o quê fazer?
  •  A segunda fase é: O quê pesquisar?
  • A terceira fase é: Para quê pesquisar? Por quê? Como? Onde? Com quê? Com quem?
2º Coletar Dados:
3º Crítica dos Questionários:

3.1 – Fazer a Triagem – É quando você vai selecionar os questionários que prestam para, assim, fazer a contagem dos dados.
4º Apuração dos Dados:

Exemplos de Apuração

Manual

Eletrônica ou Mecânica


A Apuração será contada através de máquinas sofisticadas.

5º Representação Tabular.

6º Análise e Interpretação dos Dados.

7º Considerações Finais.



Será a partir dessas fases citadas acima que todos os alunos de Estatística Educacional irão construir seus respectivos questionários.





Pedro Henrique Alves Pereira

Monitor de Estatística Educacional/ Graduando do 4º Período de Pedagogia - UFAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário