Resumo
da aula Estatística Educacional -
06/05/2013
Na aula de
Estatística Educacional o professor Eraldo lecionou sobra as fases dos métodos
estatísticas. Quem esteve presente recebeu conhecimento de como elaborar a 1ª
fase do planejamento da pesquisa. Posteriormente foi ensinado a 2ª fase da pesquisa: coleta de
dados ( aplicação dos questionários) , Fase crítica dos dados, Apuração dos
dados, Representação Tabular e Gráfica, Análise
e Interpretação dos dados , Considerações finais.
1º - FASE DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS:
Planejamento : o quê pesquisar (tema da pesquisa)
Para quê ? (objetivos)
Porquê ?
(justificativa)
Como ?( metodologia)
Onde ? ( local
)
Com quê?
(questionários)
Com quem? ( população,
público alvo)
Quando? ( cronograma)
2º-
FASE DA COLETA DE DADOS :
Fase
crítica dos dados (fazer uma triagem na
pesquisa)
Apuração
dos dados (podem ser: manual ou eletrônica/mecânica)
Representação
tabular e gráfica ( Word e Excel)
Análise
e Interpretação dos Dados( o que é observável, o quê se pensa e análise das
pesquisas sendo fundamentadas com teorias de diversos autores que dizem a
respeito do tema abordado)
Considerações
finais (divulgação de resultados e sugestão de propostas)
Em
uma pesquisa pode-se usar representação tabular e gráfica ,ou não.No caso de
uma pesquisa que tem muitos dados não
utiliza-se gráficos devido a multiplicidade de cores que exigirá , portanto nessa situação a representação
tabular ou seja, a tabela será suficiente.
VARIÁVEIS
: palavra -chave da pergunta.
EX.: Quantos
alunos tem no CEDU?
Variável
Pode
ser :
Qualitativa Nominal – palavras que tem
respostas e podem estar dispostas em ordem crescente ou decrescente.
Ordinal- palavras no
sentido de melhor para pior ou vice-versa
Quantitativa Descontínua-
número que NÃO pode haver fracionamento.
Contínua- número que pode haver fracionamento.
1-Ex.:
Com que freqüência você vai
ao cinema?
(
) sempre
(x )quase sempre
(
)raramente
(
) nunca
“ Freqüência: variável qualitativa nominal
2-Ex.:
Quantas vezes por
semana você freqüenta o RU para jantar?
“Quantas” : variável quantitativa contínua
(
) uma
(
) duas
(x )
três
(
) quatro
(
) todos os dias da semana.
Numa
elaboração de questionário d pesquisa deve-se haver possibilidades , e não
usar “não” e nem “sim”.
Não
pode constranger o entrevistado com as
perguntas
Não
pode induzir a pessoas a escolher umas das possibilidades.
Vale
ressaltar que para uma melhor compreensão dos conteúdos é necessário leituras
em livros de Estatística e
a revisão das aulas sempre que for possível .
Leila Carla
Monitora de Estatística
Educacional/ Graduanda do 4º Período Noturno de Licenciatura em Pedagogia -
UFAL
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