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segunda-feira, 20 de maio de 2013

Turno: Noturno



Resumo da aula  Estatística Educacional - 06/05/2013
Na aula de Estatística Educacional o professor Eraldo lecionou sobra as fases dos métodos estatísticas. Quem esteve presente recebeu conhecimento de como elaborar a 1ª fase do planejamento da pesquisa. Posteriormente  foi ensinado a 2ª fase da pesquisa: coleta de dados ( aplicação dos questionários) , Fase crítica dos dados, Apuração dos dados, Representação Tabular e Gráfica, Análise  e Interpretação dos dados , Considerações finais.

 1º - FASE DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS:
Planejamento : o quê pesquisar (tema da pesquisa)
                        Para quê ? (objetivos)
                        Porquê ? (justificativa)
                        Como ?( metodologia)
                        Onde ? (      local       )
                        Com quê? (questionários)
                        Com quem? ( população, público alvo)
                        Quando? ( cronograma)



2º- FASE DA COLETA DE DADOS :

Fase crítica dos dados  (fazer uma triagem na pesquisa)
Apuração dos dados (podem ser: manual ou eletrônica/mecânica)
Representação tabular e gráfica ( Word e Excel)
Análise e Interpretação dos Dados( o que é observável, o quê se pensa e análise das pesquisas sendo fundamentadas com teorias de diversos autores que dizem a respeito  do tema abordado)
Considerações finais (divulgação  de resultados e  sugestão de propostas)

Em uma pesquisa pode-se usar representação tabular e gráfica ,ou não.No caso de uma pesquisa que tem muitos dados  não utiliza-se gráficos devido a multiplicidade de cores que exigirá  , portanto nessa situação a representação tabular ou seja, a tabela será suficiente.


VARIÁVEIS : palavra -chave da pergunta.
EX.:  Quantos alunos tem no CEDU?
          Variável

Pode ser :
Qualitativa         Nominalpalavras que tem respostas e podem estar dispostas em ordem crescente ou decrescente.


                             Ordinal- palavras no sentido de melhor para pior ou vice-versa

 Quantitativa       Descontínua- número que NÃO pode haver fracionamento.


                             Contínua- número que pode haver  fracionamento.


 1-Ex.: Com que freqüência você vai ao cinema?

       (   ) sempre
       (x )quase sempre
       (   )raramente
       (   ) nunca

 “ Freqüência: variável qualitativa nominal


 2-Ex.:   Quantas vezes por semana você  freqüenta o RU para jantar?

“Quantas”  : variável quantitativa contínua

       (   ) uma
       (   ) duas
       (x )  três 
       (   ) quatro
       (    ) todos os dias da semana.

Numa elaboração de questionário d pesquisa deve-se haver possibilidades , e não usar  “não” e nem “sim”.
Não pode constranger  o entrevistado com as perguntas
Não pode induzir a pessoas a escolher umas das possibilidades.

Vale ressaltar que para uma melhor compreensão dos conteúdos é necessário leituras em livros de Estatística e a revisão das aulas sempre que for possível .



Leila Carla
Monitora de Estatística Educacional/ Graduanda do 4º Período Noturno de Licenciatura em Pedagogia - UFAL















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