Turno: Vespertino
O
professor começou a aula relembrando os alunos sobre os tipos de variáveis
existentes na estatística, as quais são: Variável Qualitativa Nominal; Variável
Qualitativa Ordinal; Variável Quantitativa Contínua e Variável Quantitativa
Descontínua.
Logo
após continuou o assunto abordando sobre os tipos de perguntas que existem num
questionário, que são:
Perguntas Abertas:
Aquelas que os entrevistados irão responder
colocando o seu ponto de vista, suas ideias, suas críticas sobre o tema que
está sendo abordado na pesquisa. Ou seja, será aquela pergunta que servirá para
colher a opinião do entrevistado sobre o assunto que está sendo pesquisado.
Perguntas Fechadas:
São aquelas que já vêm explícitas no
questionário, e que basta apenas para o entrevistado marcar a opção que melhor
caracteriza o assunto ou a variável em questão.
Em
seguida foi dado dicas de como elaborar as respostas dos questionários. Em
algumas questões, poderá haver respostas: Outro; Outra; Nenhum ou Nenhuma ou nunca, de
acordo com o gênero; Indiferente.
Exemplos
dos tipos de respostas acima citado.
1º Qual
a maior dificuldade encontrada na sua escola para a formação dos seus alunos?
1.2
( ) falta de material didático;
1.3
( ) turmas super-lotadas;
1.4(
) defasagem de cursos de 2º grau;
1.5(
) espaço físico inadequado.
1.6 ( ) outro.
2.
Você atualmente encontra-se:
2.1
( ) Estudando
2.2(
) Trabalhando
2.3(
) Autônomo
2.4(
) Desempregado
2.5 ( ) Outro.
6.
Com que frequência o agente de saúde visita sua residência:
6.1
( ) Diariamente
6.2
( ) Semanalmente
6.3
( ) Mensalmente
6.4
( ) Anualmente
6.5 ( ) Nunca
3º
Qual o seu nível de satisfação com relação ao transporte público de Maceió:
3.1
( )Totalmente Satisfeito
3.2
( )Satisfeito
3.3 ( ) Ora Satisfeito/Ora insatisfeito = “Indiferente”
3.4
( ) Insatisfeito
3.5
( ) Totalmente Insatisfeito
4º
Qual a sua comida favorita:
4.1
( )
Arroz/bicho
4.2
( ) Bobó de camarão
4.3
( ) Lasanha
4.4
( ) Macarronada
4.5 ( ) Nenhuma
Não se deve iniciar as
perguntas: Na sua opinião.... ; O que você acha sobre...; não se deve perguntar
o percentual de alguma coisa ou de algo.
No
final da aula, foi pedido aos alunos que escolhessem um tema para poderem,
assim, dar iniciativa à criação das questões do questionário, as quais deverão
ser elaboradas na próxima semana, dia 23 de Maio de 2013, Quinta-feira.
Pedro
Henrique
Monitor
de Estatística Educacional/ Graduando do 4º Período Matutino de Licenciatura em
Pedagogia - UFAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário