Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

Turno: Vespertino


Relatório do dia 26 de Setembro de 2013



O professor iniciou a aula abordando os assuntos da última quinta-feira, dia 19 de setembro de 2013. Ou seja, foi iniciado e comentado sobre a importância do questionário e da entrevista na pesquisa educacional.
Logo em seguida, o professor começou a falar sobre os tipos de questões que devem constar num questionário da pesquisa. Existem as questões fechadas e as abertas, às quais se resumem em:
Questões Fechadas: Aquelas em que a pessoa entrevistada irá escolher entre as opções de respostas presentes na questão. Ou seja, são aquelas que já vêm explícitas no questionário, e que basta apenas para o entrevistado marcar a opção que melhor caracteriza o assunto ou a variável em questão.
Questões Abertas: Aquelas em que a pessoa entrevistada irá responder livremente conforme a pergunta está pedindo. Ou seja, são àquelas que os entrevistados irão responder colocando o seu ponto de vista, suas ideias, suas críticas sobre o tema que está sendo abordado na pesquisa.
Em seguida foi dado dicas de como elaborar as respostas dos questionários. Em algumas questões, poderá haver no final respostas como: Outro; Outra; Nenhum ou Nenhuma ou nunca, de acordo com o gênero; Indiferente.




Exemplos de questões Abertas:
1º - Qual é a fruta que você mais gosta?
R- Maçã
2º - Qual o maior problema que você enfrenta na escola para desenvolver o hábito e leitura?
R- Não tem biblioteca
3º O que você sugere para a melhoria do atendimento hospitalar?
R- Contratar mais funcionários.
Ou também
R- Construir mais hospitais.
Obs.: As perguntas devem ser objetivas, diretas. Elas devem ser feitas de modo que possa ir direto ao ponto da questão, para que o entrevistado não faça uma resposta grande.

As questões Fechadas podem ser divididas em nível de Satisfação; nível de concordância; nível de conhecimento e escala de conceito.
Exemplos de questões fechadas:
1º qual o seu nível de satisfação com relação à educação em Maceió?
a)    ( ) Totalmente Satisfeito
b)    ( ) Satisfeito
c)    ( ) Parcialmente Satisfeito
d)    ( ) Insatisfeito
e)    () Totalmente Insatisfeito
2º Qual o seu nível de concordância com relação à legislação que acaba com a revalidação do diploma?
a)    ( ) Concordo Plenamente
b)    ( ) Concordo
c)    ( ) Concordo Parcialmente
d)    ( ) Discordo
e)    ( ) Discordo Plenamente

6. Com que frequência o agente de saúde visita sua residência:
a) ( ) Diariamente
b) ( ) Semanalmente
c) ( ) Mensalmente
d) ( ) Anualmente
e)( ) Nunca

3º Qual o seu nível de conhecimento com relação às doenças sexualmente transmissíveis?
a)    ( ) Muito alto
b)    ( ) Alto
c)    ( ) Médio
d)    ( ) Baixo
e)    ( ) Muito baixo
4º com que frequência você vai ao shopping?
a)    ( ) Sempre
b)    ( ) Quase Sempre
c)    ( ) Raramente
d)    ( ) Nunca
5º Qual o conceito que você atribui à educação brasileira?
a)    ( ) Ótimo
b)    ( ) Bom
c)    ( ) Regular
d)    ( ) Ruim
e)    ( ) Péssimo

Todas essas perguntas acima têm como respostas Variáveis Qualitativas Ordinais. Ou seja, seguem uma ordem.

Outros exemplos de perguntas fechadas que não sejam Qualitativas ordinais:


1º Qual tipo de comida você mais gosta de comer no café?
a)    ( ) Pão com queijo
b)    ( ) Cereal
c)    ( ) Iogurte com bolachas
d)    ( ) Frutas
e)    ( ) Nenhuma
2º Que tipo de transporte você mais utiliza para ir a UFAL?
a)            ( ) Carro
b)            ( ) Ônibus
c)            ( ) Bicicleta
d)            ( ) Outro

3º O que gosta mais de fazer no horário de lazer?
a)    ( ) Ir ao shopping
b)    ( ) Andar de bicicleta
c)    ( ) Ir a Praia
d)    ( ) Ir ao Cinema
e)    ( ) Outro
E todas estas questões acima têm como respostas apenas variáveis Qualitativas Nominais, aquelas que não seguem uma ordem.
Logo em seguida, foi solicitado aos alunos que formassem equipes com no máximo 4 integrantes. E na próxima semana, dia 3 de outubro, as equipes irão formular as perguntas para formar o questionário da pesquisa.

Pedro Henrique
Monitor de Estatística Educacional/ Graduando do 5º Período Matutino de Licenciatura em Pedagogia - UFAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário