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domingo, 22 de setembro de 2013

Turno: Vespertino

Relatório do dia 19 de Setembro de 2013


A aula foi iniciada com a retomada do assunto da última aula, dia 05 de setembro, a qual foi ministrada abordando novamente o tema: O que é Estatística, e também, o conceito de Amostra e Probabilidade.
Cada aluno disse suas respostas pesquisadas sobre o conceito de cada item acima citado, respectivamente.

A estatística é também uma ferramenta que irá ajudar os alunos na tomada de decisões na hora de elaborar o Trabalho de Conclusão de curso – TCC. Ou seja, os graduandos podem utilizar da estatística, através de questionários, para poderem pesquisar sobre seu determinado assunto ou tema escolhido. Assim, fica mais fácil desenvolver o TCC.


Quanto maior for à população, menor será a amostra de pessoas entrevistadas. E quanto menor é a população, maior será a amostra para o levantamento de dados. E assim que é feita a pesquisa, o resultado vai ser generalizado para toda a população restante, ou seja, àquelas que não foram entrevistadas.
Logo em seguida, o professor abordou sobre a Estatística Moderna, a qual se divide em: Estatística Descritiva e Estatística Indutiva.


Tipos de coleta de dados nas pesquisas:
  •         Questionários;
  •                 Entrevistas;   Referências bibliográficas; 
  •         Consulta a documentos etc.

Logo após abordar sobre o conceito de Estatística Moderna, o professor iniciou o assunto sobre Variáveis.

Variável => É a palavra chave de cada questão que os questionários abordam. É o que a pergunta está pedindo para o entrevistado responder.

Tipos de variáveis:

Variáveis Quantitativas: Quando as respostas estão relacionadas com números.

Variáveis Qualitativas: Quando as respostas são feitas com nomes, referentes às características ou qualidades de alguém ou de alguma coisa.
Essas variáveis são divididas em duas partes:


- Exemplos de variáveis Quantitativas Descontínua:

1º Quantos sapatos você têm?
a)    1
b)    2
c)    3
d)    4
e)    Mais que 4.

2º  Quantas pessoas moram com você?
a)    Nenhuma
b)    1
c)    2
d)    4
e)    Acima de 4
3º Quantas vezes você foi à igreja esse mês?
a)    Nenhuma
b)    1
c)    2
d)    3
e)    Mais que 4
-  Exemplos de Variáveis Quantitativas Contínua:
1º Qual a sua altura?
a)    1,60 a 1,65 cm
b)    1,65 a 1,70 cm
c)    1,70 a 1,75 cm
d)    1,75 a 1,80 cm
e)    Acima de 1,80 cm
2º Qual a sua faixa etária:
a)    18 a 22 anos
b)    22 a 26 anos
c)    26 a 30 anos
d)    30 a 34 anos
e)    Acima de 34 anos
Observação: Os intervalos de valores vale também para as idades. Ou seja, entre 18 a 22 anos, a pessoa que está sendo entrevistado pode ter 19 anos e 6 meses ( 19,5); 18 anos e 7 meses (18,7); 20 anos e 4 meses (20,4) etc.


- Exemplos de Variáveis Qualitativas Nominais:
1º Qual a fruta que você mais gosta?
a)    Banana
b)    Maçã
c)    Uva
d)    Laranja
e)    Outras
2º Qual é a religião que você costuma frequentar?
a)    Nenhuma
b)    Católica
c)    Evangélica
d)    Espírita
e)    Outras
Obs.: Vejam que as respostas não seguem nenhuma ordem. Elas são colocadas de forma aleatória.

- Exemplos de Variáveis Qualitativas Ordinais:
1º Com que frequência você vai à Escola:
a)    Sempre
b)    Quase Sempre
c)    Raramente
d)    Nunca
2º Você considera a qualidade da água de Maceió como:
a)    Ótima
b)    Boa
c)    Regular
d)    Péssima
Obs.: Vejam que as respostas seguem uma ordem, que vai da palavra de maior valor até a de menor valor.

Após explicar sobre as variáveis, o professor pediu aos alunos que pesquisassem sobre a ESCALA DE LIKERT, e trazer na próxima aula, dia 26 de setembro de 2013.
E também, foi solicitado a todos os graduandos que fizessem 4 perguntas de cada variável apresentadas acima: Variável Qualitativa Nominal; Variável Qualitativa Ordinal; Variável Quantitativa Descontínua e Variável Qualitativa Contínua.


Pedro Henrique Alves Pereira
Monitor de Estatística Educacional/ Graduando do 5º Período Matutino de Licenciatura em Pedagogia - UFAL





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