Relatório do dia 19 de Setembro de 2013
A
aula foi iniciada com a retomada do assunto da última aula, dia 05 de setembro,
a qual foi ministrada abordando novamente o tema: O que é Estatística, e também, o conceito de Amostra e Probabilidade.
Cada
aluno disse suas respostas pesquisadas sobre o conceito de cada item acima
citado, respectivamente.
A
estatística é também uma ferramenta que irá ajudar os alunos na tomada de
decisões na hora de elaborar o Trabalho de Conclusão de curso – TCC. Ou seja,
os graduandos podem utilizar da estatística, através de questionários, para
poderem pesquisar sobre seu determinado assunto ou tema escolhido. Assim, fica
mais fácil desenvolver o TCC.
Quanto maior for à população, menor será a
amostra de pessoas entrevistadas. E quanto menor é a população, maior será a
amostra para o levantamento de dados. E assim que é feita a pesquisa, o
resultado vai ser generalizado para toda a população restante, ou seja, àquelas
que não foram entrevistadas.
Logo em seguida, o professor abordou sobre a
Estatística Moderna, a qual se divide em: Estatística Descritiva e Estatística
Indutiva.
Tipos de coleta de
dados nas pesquisas:
- Questionários;
- Entrevistas; Referências bibliográficas;
- Consulta a documentos etc.
Logo após abordar sobre o conceito de
Estatística Moderna, o professor iniciou o assunto sobre Variáveis.
Variável => É a palavra chave de
cada questão que os questionários abordam. É o que a pergunta está pedindo para
o entrevistado responder.
Tipos de variáveis:
Variáveis Quantitativas: Quando as
respostas estão relacionadas com números.
Variáveis Qualitativas: Quando as
respostas são feitas com nomes, referentes às características ou qualidades de
alguém ou de alguma coisa.
Essas variáveis são divididas em duas
partes:
- Exemplos de variáveis Quantitativas
Descontínua:
1º Quantos sapatos você têm?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) Mais
que 4.
2º Quantas pessoas moram com você?
a) Nenhuma
b) 1
c) 2
d) 4
e) Acima
de 4
3º
Quantas vezes você foi à igreja esse mês?
a) Nenhuma
b) 1
c) 2
d) 3
e) Mais
que 4
-
Exemplos de Variáveis Quantitativas Contínua:
1º
Qual a sua altura?
a) 1,60
a 1,65 cm
b) 1,65
a 1,70 cm
c) 1,70
a 1,75 cm
d) 1,75
a 1,80 cm
e) Acima
de 1,80 cm
2º
Qual a sua faixa etária:
a) 18 a
22 anos
b) 22 a
26 anos
c) 26 a
30 anos
d) 30 a
34 anos
e) Acima
de 34 anos
Observação: Os intervalos de valores
vale também para as idades. Ou seja, entre 18 a 22 anos, a pessoa que está
sendo entrevistado pode ter 19 anos e 6 meses ( 19,5); 18 anos e 7 meses
(18,7); 20 anos e 4 meses (20,4) etc.
- Exemplos de Variáveis Qualitativas Nominais:
1º
Qual a fruta que você mais gosta?
a) Banana
b) Maçã
c) Uva
d) Laranja
e) Outras
2º
Qual é a religião que você costuma frequentar?
a) Nenhuma
b) Católica
c) Evangélica
d) Espírita
e) Outras
Obs.:
Vejam que as respostas não seguem nenhuma ordem. Elas são colocadas de forma
aleatória.
- Exemplos de Variáveis Qualitativas Ordinais:
1º Com que frequência
você vai à Escola:
a)
Sempre
b)
Quase Sempre
c)
Raramente
d)
Nunca
2º Você considera a
qualidade da água de Maceió como:
a)
Ótima
b)
Boa
c)
Regular
d)
Péssima
Obs.: Vejam que as respostas seguem uma ordem,
que vai da palavra de maior valor até a de menor valor.
Após explicar sobre
as variáveis, o professor pediu aos alunos que pesquisassem sobre a ESCALA
DE LIKERT, e trazer na próxima aula, dia 26 de setembro de 2013.
E também, foi
solicitado a todos os graduandos que fizessem 4 perguntas de cada variável
apresentadas acima: Variável Qualitativa Nominal; Variável
Qualitativa Ordinal; Variável Quantitativa Descontínua e Variável
Qualitativa Contínua.
Pedro
Henrique Alves Pereira
Monitor
de Estatística Educacional/ Graduando do 5º Período Matutino de Licenciatura em
Pedagogia - UFAL
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