Relatório
da Aula da Disciplina Estatística Educacional do dia 21 de Novembro de 2013
Nesse dia, 21 de Novembro de 2013, o professor explicou
as regras de arredondamentos dos valores que contém décimos, centésimos, e
milésimos etc. E na estatística existem três regras básicas para arredondar
determinados valores ou resultados. Tais regras são:
1º REGRA DE ARREDONDAMENTO:
Quando o valor a ser
desprezado for superior a 5 ( 6, 7, 8 ou 9 ) acrescenta-se “1” a casa desejada.
2ª REGRA DE
ARREDONDAMENTO:
Quando o valor a ser
desprezado for inferior a 5 ( 4, 3, 2 ou 1 ) abandona-se simplesmente.
3ª
REGRA DE ARREDONDAMENTO:]
Quando
o valor a ser desprezado for igual a 5, observa-se dois casos:
3.1
– Se o número que antecede imediatamente o 5 for ímpar, acrescenta-se “1” a
casa desejada.
3.2
– Se o número anterior ao 5 for número par, abandona-se simplesmente.
Após
explicar sobre as regras de arredondamentos, o professor explicou como calcular
o valor relativo de uma tabela.
F’ = representa o valor absoluto de uma
variável;
Vr = representa as
porcentagens (Valor Relativo);
Total = Representa
quantidade ou frequência total das variáveis somadas.
Obs.: Quando o cálculo do valor relativo
não fechar em 100%, se por um acaso vier 101, deve tirar esse “1” que restou e
colocar no valor relativo MAIOR da
tabela. E se na hora de calcular o valor relativo e não chegar a 100%, vier 99%
ou 98%, tira-se do número MAIOR e
acrescenta-se no número menor.
Logo após explicar
sobre as regras de arredondamentos e calcular o valor relativo, o professor
pediu que eu, o monitor fizesse uma atividade contendo 10 exercícios de fixação
para os alunos praticarem e aprendem as regras.
Exercício
de Fixação Respondido
a) 15,64239
=> para inteiros = 16
b) 29,14837
=> para centésimos = 29,15
c) 42,38416
=> para décimos = 42,4
d) 32,73214
=> para milésimos = 32,732
e) 27,42178
=.>Para milésimos = 27,422
f) 37,47815
=> para inteiros = 37
g) 47,34718
=> para centésimos = 47,35
h) 17,64283
=> para milésimos = 17,643
i) 19,75319
=> para centésimos = 19,75
j) 32,57987
=> para inteiros = 32
Pedro Henrique Alves Pereira
Monitor de Estatística Educacional –
Vespertino - UFAL
Graduando do curso de Pedagogia -
Matutino - UFAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário