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sábado, 30 de novembro de 2013

TURNO: VESPERTINO


Relatório da Aula da Disciplina Estatística Educacional do dia 21 de Novembro de 2013



 
     Nesse dia, 21 de Novembro de 2013, o professor explicou as regras de arredondamentos dos valores que contém décimos, centésimos, e milésimos etc. E na estatística existem três regras básicas para arredondar determinados valores ou resultados. Tais regras são:













1º REGRA DE ARREDONDAMENTO:

Quando o valor a ser desprezado for superior a 5 ( 6, 7, 8 ou 9 ) acrescenta-se “1” a casa desejada.



2ª REGRA DE ARREDONDAMENTO:

Quando o valor a ser desprezado for inferior a 5 ( 4, 3, 2 ou 1 ) abandona-se simplesmente.


3ª REGRA DE ARREDONDAMENTO:]

Quando o valor a ser desprezado for igual a 5, observa-se dois casos:

3.1 – Se o número que antecede imediatamente o 5 for ímpar, acrescenta-se “1” a casa desejada.


3.2 – Se o número anterior ao 5 for número par, abandona-se simplesmente.


Após explicar sobre as regras de arredondamentos, o professor explicou como calcular o valor relativo de uma tabela.


F’  = representa o valor absoluto de uma variável;
Vr = representa as porcentagens (Valor Relativo);
Total = Representa quantidade ou frequência total das variáveis somadas.




Obs.: Quando o cálculo do valor relativo não fechar em 100%, se por um acaso vier 101, deve tirar esse “1” que restou e colocar no valor relativo MAIOR da tabela. E se na hora de calcular o valor relativo e não chegar a 100%, vier 99% ou 98%, tira-se do número MAIOR  e acrescenta-se no número menor.

Logo após explicar sobre as regras de arredondamentos e calcular o valor relativo, o professor pediu que eu, o monitor fizesse uma atividade contendo 10 exercícios de fixação para os alunos praticarem e aprendem as regras.

Exercício de Fixação Respondido

a)    15,64239 => para inteiros = 16
b)    29,14837 => para centésimos = 29,15
c)    42,38416 => para décimos = 42,4
d)    32,73214 => para milésimos = 32,732
e)    27,42178 =.>Para milésimos = 27,422
f)     37,47815 => para inteiros = 37
g)    47,34718 => para centésimos = 47,35
h)   17,64283 => para milésimos = 17,643
i)     19,75319 => para centésimos = 19,75
j)      32,57987 => para inteiros = 32


Pedro Henrique Alves Pereira
Monitor de Estatística Educacional – Vespertino - UFAL
Graduando do curso de Pedagogia - Matutino - UFAL

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